O que é Rolfing®?
No dia a dia, devido à vida sedentária, maus hábitos posturais, pequenos ou grandes acidentes, mau uso do corpo, aos poucos vamos sentindo as conseqüências, como dores nas costas, nos ombros, dificuldades para andar ereto, ficar em pé durante um certo tempo. Enfim, uma série de problemas, começam a aparecer e, quando nos damos conta, percebemos que alguma coisa precisa ser feita para recuperarmos nosso bem estar.
Criado e desenvolvido pela bioquímica americana Ida P. Rolf, o Rolfing® – integração estrutural, há 20 anos no Brasil, é uma terapia corporal amplamente reconhecida, que tem por objetivo levar o corpo a uma condição mais equilibrada e harmoniosa de postura e movimento.
Através de toques altamente especializados, profundos e precisos, o profissional de Rolfing® elimina as tensões e encurtamentos musculares que causam as dores, alteram a postura e dificultam os movimentos. O rolfista também ensina o cliente como usar melhor seu corpo para não sobrecarregá-lo durante as diferentes atividades físicas.
Assim, sessão após sessão de Rolfing®, o cliente sente o corpo se alongar de maneira equilibrada, saudável e integrada; as dores crônicas diminuem e os movimentos ficam mais livres e fáceis.
Depois de uma série de 10 a 15 sessões, o cliente se sente com mais vitalidade e energia devido a nova condição corporal alcançada.
Após o Rolfing®, manter o equílibrio corporal torna-se mais fácil, natural e confortável, e uma sensível melhora no nível da qualidade de vida é vivenciada.
Métodos e aplicações
Rolfing® – integração estrutural é o resultado de cinqüenta anos de estudo e prática da Dra. Ida Pauline Rolf, falecida em 1979, e de diversas pessoas treinadas por ela para continuar seu trabalho através do “Rolf Institute os Structural Integration”, localizado em Boulder, Colorado, USA.
Ida Rolf, Ph.D. em Bioquímica pela Universidade de Columbia, ao longo das suas pesquisas científicas, fez uma descoberta muito importante sobre a constituição do corpo humano: a rede de tecido conjuntivo, que envolve e conecta o tecido muscular, tem propriedades plásticas e elásticas que fazem com que seja possível alterar a forma e a relação desse sistema (músculo/tecido conjuntivo) nos diversos segmentos corporais, em qualquer época da vida.
Todo músculo e cada fibra muscular são envolvidos por um tipo de tecido conjuntivo chamada fáscia, que forma os tendões e ligamentos nas extremidades dos músculos, assumindo a função de conectar músculo a osso e músculo a outro músculo. É a fáscia, portanto, que suporta os músculos e mantém a relação desses com os ossos, determinando, basicamente, a forma do corpo.
A descoberta da Dra. Rolf sobre a importância da fáscia revolucionou o pensamento sobre o corpo. Sabe-se, atualmente, que o tecido fascial pode ser alterado, respondendo à aplicação de energia nas formas de pressão e calor. Mediante a aplicação de uma dessas formas de energia (no caso do Rolfing® a pressão), a fáscia torna-se mais solúvel e pode permitir que as estruturas contidas no seu tecido alterem seu arranjo e se adaptem numa relação mais harmoniosa com as partes adjacentes do corpo.
Sabe-se também que quando o músculo é sobrecarregado por alguma razão, a fáscia absorve parte dessa carga, pois é submetida a um esforço contínuo e excessivo, tornando-se mais densa, mais curta e perdendo elasticidade e plasticidade. Assim, o corpo muda, gradativamente, sua estrutura.
Alinhamento corporal
Para alinhar o corpo e seus segmentos corporais, o Rolfing® – integração estrutural reorganiza sistematicamente a rede de tecido conjuntivo relacionada aos músculos. Essa rede, também conhecida como sistema miofascial, pode ser considerada como o “órgão da estrutura” no corpo, sendo o foco principal na atuação do profissional do Rolfing®.
Através de uma manipulação específica, onde esse profissional (Rolfista) aplica uma pressão profunda, refinada e inteligente, a fáscia é alongada e “amolecida”, permitindo que os músculos voltem a ter uma relação equilibrada e o corpo se libere das compensações que o afastem de um melhor alinhamento.
Rolfistas não trabalham apenas com a fáscia. Eles trabalham também os diferentes ritmos respiratórios dos clientes e com outras respostas corporais. A pressão aplicada pelo Rolfista, combinada a movimentos solicitados pelo cliente, permite a liberação e o reposicionamento das estruturas miofasciais envolvidas. Além disso, os Rolfistas incentivam e facilitam a reeducação corporal do cliente, no sentido de vivenciar as novas possibilidades do seu corpo.
Indicações
Pessoas de qualquer ramo de atividade e de qualquer idade (desde bebês até idosos) procuram o Rolfing® – integração estrutural, não somente para aliviar algum tipo de dor (muscular ou articular) e também um estado de estresse, como também para melhorar seu desempenho em suas profissões e atividades regulares. Dessa forma, o Rolfing® é aconselhável para aqueles que sofrem de males específicos provocados por má postura, lesões anteriores e traumas físicos ou emocionais; os que têm empregos que exijam grande esforço físico ou mental; os que se sentem com baixo potencial energético para as suas atividades normais; os que praticam atividades físicas regulares e intensas (esportes, artes marciais, dança etc) e desejam melhorar o seu desempenho; os que crêem que um melhor equilíbrio físico contribui para seu bem-estar emocional; e todos aqueles que buscam se aprofundar no auto-conhecimento.
A origem do Rolfing®
Ida P. Rolf nasceu em Nova York em 1896, frequentou o Barnard Collegee se formou em 1916, no meio da 1.a Guerra Mundial. Como muitos homens estavam na guerra, ela teve a oportunidade impar para aprofundar seus estudos. De 1920 a 1932, Ida P. Rolf trabalhou no Rockfeller Institute como uma das principais pesquisadoras em Quimioterapia e Química Orgânica, chegando à categoria de Associada, um grande feito para uma mulher jovem naquela época.
Recebeu o título de Ph.D em Química Biológica pela Universidade de Columbia em 1920. Em 1927, estudou Matemática e Física Atômica na Universidade Técnica Suíça, em Zurique, e Medicina Homeopática em Genebra, além de se aprofundar em medicina quiroprática, osteopatia, ioga e outras técnicas durante a década de 40, através do trabalho científico e das descobertas intuitivas que realizou com pessoas cronicamente incapacitadas, Ida começou a desenvolver o trabalho que viria a ser conhecido como Integração Estrutural. Nos 30 anos seguintes, dedicou-se a desenvolver a técnica – Rolfing®, integração estrutural – e seu programa de treinamento. Durante os anos 50, sua reputação espalhou-se pelos Estados Unidos, e as aulas de Rolfing® passaram a atrair cada vez mais alunos e publicações especializadas. Logo, a necessidade de uma organização formal tornou-se evidente. Em 1967, a primeira sede do Rolf Institute foi criada informalmente em Boulder, no Colorado.
Até sua morte, em 1979, Ida Rolf dedicou sua vida ao Rolfing® formando profissionais, planejando projetos de pesquisa, escrevendo, publicando e fazendo palestras públicas. Ida acreditava no Rolfing® como uma intervenção direta sobre a evolução da espécie humana. Não estava interessada em curar sintomas. A relação adequada com a gravidade se encarregaria disso. Ela queria criar seres humanos mais fortes e seguros, conscientes de que o equilíbrio energético é a chave para uma vida de bem-estar físico, mental e espiritual. “O corpo precisa alongar-se, equilibrar-se: um corpo equilibrado fará surgir um ser humano melhor. Ida P. Rolf”